Com a evolução da internet chegou ao nosso acesso uma quantidade enorme de informações. A cada dia são escritos milhares de novas páginas com notícias, dicas, cursos, palestras online, podcasts, tutoriais, etc.
Apesar de ser uma grande vantagem ter a possibilidade de acessar todo esse material, boa parte de graça, junto vem uma certa angústia de ser incapaz de absorver tudo. É como se se sofrêssemos de uma "obesidade mental", que nos desmotiva e confunde no momento de descobrir quais informações são realmente valiosas.
Existem algumas atitudes simples que podem nos ajudar a implantar uma "dieta de informações", ou seja, evitar o consumo excessivo de informação desnecessária:
- Evite ler sites de notícia a todo momento. Esses sites são atualizados constantemente com material irrelevante. Deixe para ler apenas as mais importantes no final do dia e economizará sua energia e paciência;
- Marque em algum lugar as coisas que parecem interessantes mas você não tem tempo de ler agora. Seja nos favoritos do navegador ou em alguma lista. Periodicamente revise a lista, leia os mais interessantes e apague os outros;
- Não tenha dó de deixar de acompanhar informações irrelevantes. Essa é a única maneira de abrir espaço para as informações realmente importantes;
- Combine com seus amigos de compartilharem entre si o que realmente for útil. Dessa maneira você recebe informações que já passaram por um crivo previamente.
Além disso separe em uma lista especial quais são os seus sites e escritores favoritos, os que realmente possuem material de qualidade, para acompanhar periodicamente. É melhor seguir poucos produtores de materiais bons do que ler centenas de informações ruins ou muito repetitivas.