A nossa visão sobre investimentos ainda precisa ser bastante melhorada.
Um exemplo foi mostrado na pesquisa 2013-009 da Netspar: basicamente ela tinha três perguntas simples sobre poupança e investimento. As perguntas eram bastante fáceis para quem sabe o mínimo sobre o tema, mesmo assim apenas 30% dos norte americanos acertaram.
Se você acha que o problema é só da educação dos EUA (um país com longo histórico de investimentos em ações e empreendedorismo) saiba que metade do alemães e suíços também erraram.
Você deve estar se perguntando: "e no Brasil"? Como seria de se esperar estamos atrás de ambos, com cerca de 10% de pessoas acertando as três.
Isso quer dizer que de cada dez brasileiros apenas um essas noções básicas de investimento. Isso nos traz consequências muito graves, pois podemos verificar que apenas 20% dos brasileiros possuem mais dinheiro investido do que estão devendo.
Isso é ruim para o país, pois para as pessoas assumirem riscos e empreenderem é necessário que exista capital disponível que possa ser arriscado.
Apesar dos japoneses aprenderem noções de educação financeira nas escolas desde antes da Segunda Guerra os brasileiros até hoje mal escutam falar de poupança dentro da escola.
No momento que vamos empreender nos deparamos com essa cruel realidade: se você não consegue manter nem suas contas domésticas no azul, então provavelmente você também quebrará rapidamente sua empresa.
Portanto uma habilidade fundamental que todo empreendedor, atual ou futuro, deve ter, é noções de como manter sob controle suas finanças e proteger seu capital.
PS: Investir não inclui apenas "colocar dinheiro na poupança", mas também montar escritórios/consultórios, contratar pessoas, comprar máquinas, emprestar, etc.