segunda-feira, 14 de julho de 2014

Autônomo ou Empreendedor



Hoje existe esse debate sobre a diferença entre o empreendedor e o autônomo. Vou compartilhar minha visão sobre o tema.

Inicialmente o autônomo é a pessoa que não depende de uma empresa ou equipe única para trabalhar. Geralmente executa trabalhos onde há facilidade de vender o serviço e não existe grande diferença metodológica entre os serviços prestados por diferentes profissionais. Nessa categoria se enquadram, por exemplo: consultores independentes, profissionais liberais com consultório/escritório próprio, diaristas, programadores independentes, etc.

Já o empreendedor, que pode ou não ser também um autônomo, é uma pessoa que tem uma visão diferenciada e mobiliza recursos para transformá-la em realidade. Dependendo dessa visão ela pode ser concretizada de forma autônoma (individual), em conjunto com uma equipe (sejam sócios ou funcionários) ou até mesmo dentro de uma corporação convencional (o um tanto polêmico "intra-empreendedorismo").

A autonomia é importante pois em um mercado extremamente instável como o de hoje nos tornamos muito frágeis ao depender sempre de empresas para nos prover as oportunidades de realizar trabalhos construtivos. Já o empreendedorismo permite encontrar novos nichos inexplorados e criar valor onde outras pessoas não estão percebendo ser necessário.

Muitos empreendedores começam como autônomos e conforme criam suas marca e equipe vão formando empresas, portanto existe uma forte relação entre os dois. Cada vez mais a marca pessoal do empreendedor se torna relevante nos trabalhos em que ele realiza.

Me parece um bom sinal ver cada vez mais pessoas dando passos em direção desses dois objetivos de forma a tornar o nosso ecossistema econômico mais saudável.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...